A obra de Wittgenstein é comumente dividida em duas partes: A primeira é formada com as idéias desenvolvidas no Tractatus e, a segunda, com as idéias apresentadas em suas obras posteriores, como o caderno azul, o caderno marrom e, principalmente, as Investigações Filosóficas.
Sobre a obra de Wittgenstein, afirma-se que
I. a concepção exposta no Tractatus considera que as proposições matemáticas são tautologias e, como tais, são desprovidas de significado fatual.
II. a filosofia do “2º Wittgenstein” considera que a linguagem pode ser unificada, conforme uma única estrutura lógica e formal.
III. nas Investigações Filosóficas é abordada a inexistência de objeto e método próprios da filosofia, sendo sua única utilidade a de esclarecer os nossos pensamentos, por meio da análise da forma lógica do discurso.
IV. para o "1º Wittgenstein", a ética não pode ser expressa pelas proposições porque o bem e o mal existem, apenas em relação ao sujeito e este não pertence ao mundo, mas é o limite do mesmo.
Estão corretas as afirmativas
I, e II apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
III e IV apenas.