De acordo com a mitologia grega, no princípio de tudo, havia o caos ou seja, aquilo que não tem forma e representa o vazio desordenado, obscuro e infinito. E foi o caos que criou o mundo, todos os deuses e o homem. Ora, um mundo criado pelo caos era, necessariamente, um mundo imperfeito, imprevisível, misterioso. Das cosmogonias e das teogonias para a cosmologia, algumas diferenças são apontadas em ARANHA (1986): “A nova forma de compreensão do mundo dessacraliza o pensamento e a ação (isto é, retira dele o caráter de sobrenaturalidade), fazendo surgir a filosofia, a ciência, a técnica, a religião”.
Desse modo, o mito
I. foi sendo substituído à partir da invenção da política.
II. prende-se ao passado à partir da autoridade do narrador.
III. tem como função explicar a realidade à partir da razão.
IV. explica a partir do logos as causas sobre a origem do mundo e sobre as causas das transformações e repetições das coisas.
Estão corretas as afirmativas
I e III apenas.
III e IV apenas.
I e II apenas.
II e IV apenas.