Leia o texto a seguir.
“Em meados dos anos de 1970, mais de dois terços de todas as sociedades do mundo poderiam ser considerados autoritários. Desde aquela época, a situação mudou visivelmente – agora, menos de um terço das sociedades é de natureza autoritária. A democracia não está mais concentrada principalmente nos países ocidentais, mas agora é defendida, ao menos em princípio, como a forma de governo desejada em muitas regiões do mundo.”
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Considerando o avanço global da democracia liberal, Anthony Giddens apresenta algumas possíveis explicações para a popularidade dessa forma de governo.
Qual alternativa descreve as explicações do autor?
A conscientização dos cidadãos que almejam poder participar ativamente das decisões políticas dos seus países.
A tendência em associar a democracia a uma economia de mercado, ao qual tem se mostrado mais eficaz que o comunismo; os efeitos da globalização, que difunde ideias e modifica posturas; a interferência dos meios de comunicação de massa – TV e Internet e de novas tecnologias como o satélite e o cabo, que dificultam o controle sobre as informações.
Nas democracias, o cidadão tem garantido direitos que permitem a ele ter uma vida mais digna.
Nos governos democráticos, a participação política dos cidadãos é estimulada e facilitada, bem como o acesso a direitos básicos.