Senhores:(a)
Investindo-me no cargo de presidente, quisestes começar a Academia Brasileira de Letras pela consagração da idade. Se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É simbólico da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor. Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.
Não é preciso definir esta instituição. Iniciada por um moço, aceita e completada por moços, a Academia nasce com a alma nova e naturalmente ambiciosa. O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância.(c) A Academia Francesa, pela qual esta se modelou(d), sobrevive aos acontecimentos de toda a casta, às escolas literárias e às transformações civis(e). A vossa há de querer ter as mesmas feições de estabilidade e progresso. Já o batismo de suas cadeiras com os nomes preclaros e saudosos da ficção, da lírica, da crítica e da eloqüência nacionais é indício de que a tradição é o seu primeiro voto. Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai a vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam também aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira. Está aberta a sessão.
(ASSIS, Machado. Discurso inaugural, na Academia Brasileira, aos 20 dias do mês de julho de 1897. Obra completa, vol.III, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p.926)
Consideradas a ocorrência citada e a norma padrão da Língua Portuguesa, é correto afirmar:
a) Os dois-pontos após o vocativo exemplificam equívoco de quem transcreveu o discurso, pois o desejável seria o uso da vírgula.
b) O emprego concomitante de vossos e nossos exemplifica, no estilo oratório, a licença que o autor se concede para fazer uso do tom informal.
c) Na frase Tal obra ... constância, usou-se a correlação entre não só e mas ainda para aproximar os termos a que se atribuiu absoluta igualdade de valor.
d) A frase pela qual esta se modelou pode ser substituída, sem prejuízo do sentido e da correção originais, por "a qual esta quer se equiparar".
e) As expressões às escolas literárias e às transformações civis − diferentemente de de toda a casta − não complementam o sentido de os acontecimentos.