Ararinha-azul do desenho “Rio” entra em extinção Por Thiago A. Leão-Pires
Todos nós já vimos o filme de animação Rio, ou, pelo menos, ouvimos falar dele. Recentemente, foi descoberto que algumas das mais raras e maravilhosas espécies de pássaros do mundo – incluindo um dos maiores símbolos da fauna brasileira, a ararinha-azul, espécie que inspirou o filme de animação Rio – foram extintas na natureza. No filme, “Blu”, nome dado a uma ararinha-azul que vive em cativeiro nos Estados Unidos, é trazida de volta ao Brasil, pois é o último representante macho da espécie e, assim, precisa vir até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea viva, com o objetivo de realizar o acasalamento, na tentativa de salvar a espécie.
Infelizmente, não muito longe da realidade, um novo estudo científico publicado na revista científica Biological Conservation, avaliou se 51 espécies de aves pouco avistadas na natureza realmente entraram em extinção na última década. Infelizmente, o estudo revelou que pelo menos oito espécies de aves deverão ser adicionadas à lista de extinções confirmadas ou suspeitas. Essa lista inclui a ararinha-azul, além de outras aves, que parecem estar totalmente extintas, ao menos na natureza. No caso da ararinha-azul, seu último avistamento nas florestas brasileiras foi no ano 2000.
Os humanos, claro, são os principais suspeitos das recentes extinções. É possível apontar que a maioria dessas espécies foram extintas como resultado direto ou indireto do desmatamento das florestas e, consequentemente, da perda do habitat delas no Brasil e em outras regiões da América do Sul.
(Disponível em: http://www.cienciaexplica.com.br/noticias/arara-do-desenho-rio-entra-em-extincao/ –
Texto adaptado especialmente para esta prova.)
Assinale a alternativa que apresenta os antônimos corretos das palavras perda e raras, retiradas do texto.
ganha – nobres
ganho – comuns
prejuízo – simples
benefício – plebeus
aumento – banais