Zilles (2005) destaca que na Metafísica de Aristóteles, “são evidenciadas as relações que este filósofo faz entre saber, ou conhecimento, e a experiência, entre algumas formas de saber: a do saber fazer (a arte) e a do saber pelas causas (a ciência). Definições, distinções e classificações são operações mentais que estão na base de todo o conhecimento teórico ocidental.
A idéia de conhecimento na filosofia aristotélica está ligada ao “ser enquanto ser.” “(...) Ele entende o ser, não como um conceito unívoco, pois expressa uma multiplicidade de significados. Mas também não é equívoco”.
Ziles (2005), cita o seguinte trecho do texto da Metafísica: “O ser se diz em múltiplos significados, mas sempre em referencia a uma unidade e a uma realidade determinada. (...) Assim, também o ser se diz em muitos sentidos, mas todos em referencia a um único princípio (Met III, 2, 1003 a 33-b 6).
Nos trechos do texto acima, têm-se a noção dos diversos significados do ser, referindo-se a algo uno.
Analise as afirmativas que se seguem:
O centro unificador dos significados do ser é a substância (ousía)
porque
a substância é o princípio em relação ao qual todos os outros significados subsistem.
Considerando as afirmativas acima, marque a opção correta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira, quanto a segunda asserção, são proposições verdadeiras.
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira, quanto a segunda asserção, são proposições falsas.